Saiba porque seu Assistente Virtual e GPS vem com voz feminina como padrão.

Você sabe por que seus assistentes virtuais e GPS vem com voz feminina como padrão? segundo o o professor de comunicação da Universidade Stanford, Clifford Nass, autor do livro wired for speech, ao ouvirmos uma voz feminina mesmo que robotizada, acabamos dando mais atenção pois interpretamos como uma voz amigável que pode nos ajudar.

tela-do-aplicativo-waze-rodando-em-um-smartphone-dentro-de-um-carro-em-israel-1392142403691_1920x1193

Imagem retirada da internet.

Outro motivo para a utilização de uma voz feminina como padrão, segundo Clifford Nass é que seria mais fácil encontrar uma voz feminina que agrade grande parte dos seus usuários enquanto uma voz masculina não conseguiria obter os mesmos resultados. Estamos acostumados com a voz feminina desde nosso nascimento, o uso de vozes femininas em dispositivos de navegação remonta à Segunda Guerra Mundial estudos mostram que os pilotos de avião preferiam a utilização de vozes femininas em seus sistemas de alerta automatizados, o argumento mais utilizado para essa escolha é de que a voz feminina se diferenciaria das outras vozes no cockpit. Ainda sim segundo Clifford Nass uma de suas pesquisas sugere que essa preferência começa ainda dentro do útero, ele descobriu que os fetos reagem ao som da voz de sua mãe, mas nem sempre tem a mesma reação ao ouvir outras vozes femininas.

01_caneta_esferografica

Imagem retirada da internet.

Atualmente as empresas colocaram a disposição dos usuários diversos modelos de voz, dando assim mais opções as pessoas que utilizam seus serviços. porém se você perguntar o sexo de seu assistente virtual provavelmente ele responderá algo assim “A minha voz pode soar como uma mulher, mas eu existo além do conceito humano de sexo” isso é uma das respostas que a siri dará ao responder sua pergunta. Embora a grande maioria acabe optando por continuar com a voz padrão por já estarem acostumados com a voz que já vem configurada em seu aparelho, ou por realmente preferirem a voz feminina para seus assistentes e GPS, pois sentem que interação com o aparelho se torna mais confortável.

Renato Boeno, Fevereiro 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s